O Treinamento Funcional parte 2

O Treinamento Funcional é uma das técnicas que utilizo muito em viagens, pois ele é adaptável em qualquer lugar, até mesmo dentro de um quarto de hotel. A nossa Fisioterapeuta Karina Chaparro, vai escrever alguns artigos que ajudam muito a tirar todas suas duvidas.

Tirando as dúvidas sobre o Treinamento Funcional!!

1) O que é?

A expressão treinamento refere-se à aquisição de conhecimento, habilidades e competências enquanto funcional ao que possui eficácia, utilitário e prático. Sendo assim o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, tais como, agachar, puxar, empurrar, girar, correr e pular. O praticante ganha força, equilíbrio, mobilidade, agilidade, resistência e velocidade, tendo sempre como foco tornar o corpo mais inteligente, produzindo movimentos mais precisos e eficientes tanto para as atividades de vida diária quanto para um aprimoramento em uma atividade específica.

2) Quais as vantagens desse treino?

Uma das grandes vantagens desse treino é trabalhar o corpo de forma global, tirando a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados. As sessões são sempre complexas e desafiadoras, com uma infinidade de variações, sendo uma boa alternativa para quem está cansado dos exercícios mais tradicionais e quer fugir da monotonia.

Outra vantagem é trabalhar a real necessidade de cada aluno.

Por exemplo, para quem pratica esporte ele irá permitir o desenvolvimento das habilidades necessárias de cada modalidade . Ou seja, o treino de um corredor será diferente do treino de um jogador de tênis ou de um praticante de surf, por conta dos objetivos individuais de cada um.

3) Quais equipamentos são utilizados?

Vários equipamentos são utilizados, como bolas, faixas elásticas, cordas, fita de suspensão, escada de agilidade, disco de equilíbrio, entre outros. Vale ressaltar que também é possível fazer um ótimo treino funcional usando apenas o peso do próprio corpo.

4) O TF ajuda emagrecer?

Sim. Pode-se elaborar um programa de treinamento que envolva alta demanda energética, se for identificada a necessidade de emagrecimento.

Lembrando que para a perca de peso, a quantidade de calorias consumidas deve ser menor que a quantidade de calorias gastas no mesmo período de tempo.

Assim, treinando com uma dieta adequada o resultado se torna extremamente eficiente.

5) Todo mundo pode fazer?

Sim. Qualquer pessoa pode fazer, desde que orientada de um bom profissional que saberá identificar as necessidades e restrições de cada indivíduo.

Por Karina Chaparro

Fisioterapeuta, especialista em disfunções musculoesqueléticas, certificada pela Stott Pilates e treinamento funcional pelo Core 360.

 

 

Comentários ( 0 )

    Deixe um comentário:

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *